• WHAT’S NEW

Blog

Vagner Guido Correndo

Os Bastidores

Como acontece uma corrida?

Muita gente não faz idéia de como é trabalhoso organizar um evento tão grande como uma corrida de rua. Não tem noção dos “pepinos”, do stress, da dor de cabeça, das bagunças, das risadas, das piadas, de tudo o que acontece antes da corrida acontecer.

Para acontecer tudo o que a gente vê todos os finais de semana, as nossas provas, existe um planejamento de no minimo 6 meses, divulgação, promoções, escolha de percurso, escolha e montagem de kits, parcerias, patrocínios para deixar a prova mais rica, mimos, brindes, medalhas, troféus, banners, C.E.T. para fechar ruas e dar apoio para nenhum carro invadir o espaço, staff (ja prestaram atenção de quantos staffs existem em uma prova?), lugar de entrega de kits, todo o sistema de vendas de inscrição, de escolha de kits e distancias, locutor, dj, cronometragem, árbitros da Federação Paulista de Atletismo (sim, todas as provas eles ficam nas motos anotando quem está na frente), os “motocas” para dar apoio ao atleta, ambulância (sempre alguém precisa de uma ajudinha), guarda volume, entre outras coisas que os organizadores vão atras para enriquecer mais a prova e para que falem bem do evento. Citei o básico, que todos vêem mas nem todos dão valor.

Hoje eu vou contar como é a vida das assessorias que montam as suas estruturas em uma corrida de rua.

A MB participou de duas grandes corridas de rua em São Paulo, a Night Run e Ayrton Senna Racing Day nesses dois últimos finais de semana com toda a sua estrutura e sempre acontece algo para contar depois.

Night Run

Existe o processo de inscrições por grupo, que vale muito a pena para os atletas, pois não precisam se preocupar com nada, principalmente em ir retirar em uma outra data. Os treinadores pegam os dados dos atletas e fazem as inscrições por grupo, vão até o local de retirada de kits e retira de todos juntos e entrega ou no dia da prova ou um dia antes. Já aconteceu de vir kit faltando camiseta ou tamanho de camiseta errada, por descuido as vezes, o atleta não percebe no momento da retirada, e acaba não conseguindo efetiva a troca, sendo uma assessoria, a organização consegue ajudar mais rapidamente. Sobre os kits dessa prova, vieram todos corretamente.

O melhor da Night Run para as assessorias é que não temos que madrugar para montar nossa estrutura, temos que chegar no meio da tarde, porém cedo para escolher um bom lugar e não ter risco de não ter lugar para abrir a tenda. Nessa etapa, faltou espaço para as assessorias, e os banheiros químicos ali perto não foi uma escolha agradável para quem ficou nessa região.

Existe todo aquele trabalho de descarregar as coisas do carro, montar e organizar tudo para ficar acolhedor aos nossos atletas, e sair com o carro e estacionar (deveria ser gratuito para as assessorias). Uma assessoria ajuda a outra, um momento muito legal entre os treinadores, ficamos ao lado da tenda da Body Tech, onde também trabalhamos, pareciam duas tendas em uma só.

A prova desse ano foi com uma temperatura bem quente, todos esperaram a chuva, mas a chuva resolveu aparecer só na hora de desmontar tudo e ir embora. Bom, daria tempo de guardar tudo antes da chuva começar, mas as ruas ainda estava fechadas, o C.E.T. não permitia a passagem de carros ainda… Foi simplesmente uma correria, molhou tudo e molhou muito. E isso foi para todos com suas tendas. Temos depois que descarregar as coisas em casa, limpar e secar tudo para que nada estrague. Muitos não imaginam como é os bastidores, as vezes é bem de boa, as vezes acontece de tudo, mas no final sempre dá certo e a gente sempre quer repetir novamente.

Ayrton Senna Racing Day

A corrida mais esperada do ano pelos atletas MBs, já não começou muito bem na entrega de kits, iria ter entregas em 3 dias, quinta, sexta e sábado, mas excluíram a quinta feira, fazendo com que a grande maioria fosse retirar na sexta feira feriado, em um lugar minusculo, com apenas 3 atendentes para milhares de pessoas, gastamos 15 minutos para retirar os 30 kits, imagine quem chegou depois, lembrando que várias assessorias fazem as inscrições de seus atletas, ou seja, muita demora para atender todos presentes. Kits retirados porém não agradaram aos que se inscreveram, na hora em que vimos a sacola já rolou um desanimo, prova cara, prova grande, organização confiável, provas anteriores sempre muito boas, esperamos sempre do melhor, o que ocasionou grande desapontamento de muitos atletas, mas a Organização Latin Sport enviou uma nota se explicando, um erro do fornecedor de camisetas, acontece e a MB aplaude a atitude da Latin, principalmente dizendo que irão entregar novas camisetas futuramente. Pedimos aos atletas que aguardem confiantes, pois tudo ira se resolver em relação aos kits.

Sobre a estrutura MB na prova.

No dia anterior iniciamos o processo de ajustar todas as coisas e os detalhes para a prova. Chegamos por volta as 5hs da manhã, já haviam várias tendas montadas e não havia espaço para a nossa e de mais três assessorias. Mas antes de saber que não existia espaço para a tenda, o staff fez com que a gente parasse o carro bem mais a frente de local para descarregar, subir escadas com varias caixas para então ver que não tinha espaço no local, o espaço que existia estava cheio de água, impossível ficar por lá. Nos colocaram embaixo da arquibancada juntos com as assessorias que chegaram logo após. Começamos a descarregar, lembrando que o carro estava bem longe do local, duas assessorias invadiram o espaço que havíamos reservado, rolou aquele stress mas uma delas saiu e foi para outro lugar. Correria total, para dar tempo de organizar tudo e estar tudo perfeito para os atletas.

30 Atletas MBs inscritos na prova, prova de revezamento, o resultado foi… Valeu a pena cada segundo. A desmontagem foi tranquila, deu tudo mais que certo. E o que a gente quer? Que a próxima prova chegue logo para ter toda essa correria novamente.

E os bastidores de quem faz acontecer é mais ou menos assim… As vezes mais corrido, as vezes mais tranquilo. Mas sempre vale a pena.

 

Um beijo da Bru

1 Comentários

  1. soneka disse:

    Fui em ambas provas porem não usei o espaço da MB na Night Run…..agora na ASRD cheguei bem cedo 06:00 e vi que o povo esta meio perdido quanto as tendas…..mais como falou vocês correm pra tudo estar pronto para seus atletas…..sem palavras pelo apoio que tive ao usar o espaço de vocês onde deixei seguro minhas coisas e aquele bate papo pra não deixar ansioso ja que correria em 3 de quarteto…..Parabéns vocês da MB são excelentes apesar dos contratempos do meu ponto de vista foi tudo perfeito abraço a todos !!!!